Sobre nós

O Evangélicxs pela Diversidade busca preencher no universo evangélico brasileiro uma lacuna na reflexão e ação na perspectiva da afirmação da diversidade sexual e de gênero. É uma iniciativa ministerial em movimento que parte de um chamado e vocação missionárias a fim de ser parte ativa da construção do Reino de Deus que inclua e afirme as pessoas LGBTI+.

Com um chamado profético para proclamar o Evangelho não excludente de Jesus de Nazaré, e se contrapor à visão hegemônica cis-heteronormativa nas igrejas, trabalhamos para construir um campo de articulação, acolhimento e hospitalidade, formação e reflexão teológica, incidência pública e vivência espiritual afirmativas.

01.

Missão

Organizar um movimento de pessoas LGBTI+ evangélicas que pautam a diversidade sexual e de gênero em diálogo com a fé evangélica, presente nacionalmente, com iniciativas que promovam sua afirmação nas igrejas, organizações evangélicas e na sociedade.
02.

Visão

Ser uma referência sobre diversidade sexual e de gênero numa perspectiva evangélica, promovendo olhares e práticas emancipadoras e afirmativas de pessoas LGBTI+ evangélicas, na relação com igrejas, organizações evangélicas e sociedade civil.
03.

Manifesto

Somos o Evangélicxs pela Diversidade pois não aceitamos que nenhuma ovelha do rebanho de Cristo seja abandonada pelo caminho por causa da diversidade sexual e de gênero.

Eixos de atuação

Acolhimento e Cuidado Pastoral

Oferecer apoio e cuidado a pessoas LGBTI+ que estão sofrendo algum tipo de violência ou opressão por questões relacionadas à fé evangélica, seja em seus contextos pessoais e familiares, em suas comunidades de fé ou em redes de relacionamento por se entenderem numa expressão de gênero ou sexualidade diferentes do padrão cis-heteronormativo;

Formação e Reflexão

Criar oportunidades de reflexão e aprendizado contínuo e atualizado que contribua para formar e informar a igreja evangélica brasileira e suas organizações, incluindo a produção de conteúdo e recursos didáticos que lhes ajude se tornarem comunidades de fé que acolhem e afirmam a diversidade sexual e de gênero. 

Articulação e Incidência Pública

Promover e organizar a participação e engajamento de pessoas evangélicas e suas comunidades de fé em ações de serviço à comunidade LGBTI+ e na promoção de seus direitos e dignidade humana, fortalecendo parcerias e articulações com organizações que também assumam essa vocação. 

Assessoria e Diálogo

Promover a visão de comunidades de fé que acolham e afirmam a diversidade sexual e identidade de gênero por meio da ampliação dos espaços e canais de diálogo e troca entre pessoas LGBTI+, o Movimento LGBTI+ e as igrejas e denominações evangélicas, respeitando de forma incondicional as diversidades das modalidades de engajamento.